sexta-feira, 16 de março de 2012

Contexto histórico da China

A China é tida como uma das mais antigas civilizações do mundo. A primeira dinastia histórica foi a de Shang, depois a de Zhou que exercei domínio durante o século 11 a.C até o século 3 a.C, tinha sua capital em Hao, essa dinastia foi considerada a mais longa, nesta época em que Zhou exerceu domínio, Qinshihuang instituiu a dinastia Quin, após uma época de conflitos. Em 1279 surgiu a dinastia Mongol, a dinastia Ming prosseguiu-se ao domínio mongol do ano de 1368 até 1644, nesses anos, a China estabeleceu a Mnachúria, Indochina e Mongólia e acabou se fechando ao mundo exterior. No ano de 1644, governantes da Manchúria instalaram a dinastia Quin, que permanece até 1911.
Em 1912, o sistema feudal saiu dando lugar a república que foi eleita por Sun Yat- Sem. Em 1945 o Japão que tinha invadido o norte da China, no ano de 1937 era derrotado na Segunda Guerra Mundial. Os comunistas conseguiram ganhar apoio e Mao Tsé-Tung se tornou líder, logo em seguida surgiu uma guerra civil e os nacionalistas foram para Taiwan em 1949, assim os comunistas fundaram a República da China. Teve-se um período de reformas, destacando a Revolução Cultural, onde se buscava renovar o comunismo radicalmente, por conta disso à nação teve medo, caos, fome e sobre terror até 1976, com o falecimento de Mao Tsé-Tung. Depois desses acontecimentos Deng Xiaoping se estabeleceu no poder, fez reformar econômicas e restaurou relações com países ocidentais.

 Bandeira da República Popular da China

Aspectos políticos da China

Depois de ter ocorrido a união do império Quin, por um tempo a China passou subordinada sobre o domínio de treze dinastias, ou seja, o poder permanecia com uma única família. No antigo tipo de política da China o imperador tinha todo o poder, e contava com o auxílio dos ministros civis, militares e com o primeiro ministro. Para ter relações político-administrativas eram feitos, casamentos, associações militares e ofertas.
Hoje em dia a política da China é governada pelo Partido Comunista Chinês, esse partido planificou a economia, sendo assim as empresas e as propriedades rurais são estatais, esse tipo de sistema foi implantado por Mao Tsé-Tung.
 Mao Tsé-Tung

Aspectos econômicos da China

A China entrou na economia de mercado, se adaptando no mundo globalizado por volta de 1990. O país chinês é o maior produtor mundial de alimentos, pratica a agricultura mecanizada que está gerando resultados de produtividade  bem satisfatórios.  República da china vem se deparando com um aumento nos investimentos na área de educação. Principalmente técnica, vem investindo em infraestrutura com a construção de rodovias, ferrovias, aeroportos e prédios públicos.

Os produtos chineses tem um custo baixo, fazendo com que este país tenha um grau de exportação elevado. Um grande número de empresas multinacionais instalou e continua instalando filiais neste país, na busca de baixo custo de produção, mão-de-obra abundante e mercado consumidor amplo. Mesmo a China apresentando dados de crescimento econômico, um elevado índice da população chinesa ainda vive em situação de pobreza, principalmente no campo. Apesar de o país apresentar esses problemas, o desenvolvimento chinês aumenta, cada vez mais, tendo chance de que a República da China se torne a maior economia do mundo.

Aspectos Físicos da China

A República da China é o terceiro ou quarto maior país em área total e o segundo maior em área terrestre. A China é composta por paisagens variadas, no seu lado leste, ao longo da costa do Mar Amarelo e do Mar da China Oriental,  já nas bordas do planalto da Mongólia Interior, é possível encontrar planícies aluviais bem povoadas, ao norte da China pode ser visto campos. O sul da China é formado por colinas e cordilheiras baixas. Os dois maiores rios chineses, O Rio Amarelo e o Rio Yangtzé encontram-se no centro-leste. O lado oeste é tomado por cordilheiras importantes, como a do Himalaia, com o ponto mais alto da China na metade oriental do monte Everest, e o lado oeste ainda é  caracterizados por ter altos planaltos entre as paisagens mais áridas, como o Taklamakan e o deserto de Gobi. A China possui um clima dominado por estações secas e monções (chuvas intensas e rápidas). No nordeste da China encontram-se montanhas e florestas de coníferas.
A China é considerada um dos países megadiversos e encontra-se em duas da biorregiões com maior importância mundial, a região paleártica e a indo malaia. Na zona paleártica é possível encontrar mamíferos como cavalos, camelos, jeboas e tigres. Já na região indo malaia é encontrado, o gato-leopardo, o tigre Amoy, o rato-de-bambu, tapaias e várias espécies de macacos e símios. A República da China tem diversos tipos de florestas. Apesar das florestas tropicais e florestas tropicais sazonais estarem concentradas em maior quantidade em Yunnan e na ilha de Hainan, essas duas florestas possuem um quarto de todas as espécies vegetais e animais encontradas na China.
 Gato-leopardo
 Jerboa
 Monte Everest

quarta-feira, 14 de março de 2012

Contexto histórico da Rússia


  • A história da Rússia começa no século II a.C.  com os primeiros registros de povos que habitavam essa região. Inicialmente habitada por   povos nativos (euro índios)  a Rússia já era uma região  que se estruturava e que no século XIII se tornou próspera . A região  era geograficamente bem localizada, por estar ligada a grandes rios e a outras regiões que praticavam agricultura e produtoras de pele.
  • Entre os séculos XVI e XVII os povos que habitavam a região deram origem a movimentos expansionistas  gerando guerras e conflitos, além disso  tomando à força as terras  vizinhas e subjugando as outras nacionalidades. 
  • O país já passou por várias crises e participou de inúmeros conflitos, entre eles a Revolução Russa,  a participação na primeira e na segunda guerra mundial e a Guerra fria. Atualmente a Rússia tem participado de conflitos com as regiões vizinhas ao país, pois essas regiões desejam se libertar da Rússia. Os mais marcantes são os que aconteceram na Ossétia  onde a Rússia saiu vitoriosa, apoiando o país contra os ataques da Geórgia  e o conflito na chechênia  que ainda realiza atentados no território russo em busca de sua independência do país.
  • A Rússia também adotou vários sistemas políticos como o socialismo em  1917 que teve fim com uma grande crise em 1991 e atualmente sendo participante da CEI adota o capitalismo. Lembrando q atualmente a Rússia comanda o bloco econômico da CEI por se tratar do país mais rico e tem uma grande importância no contexto mundial devido sua economia e  poder armado.

    Rússia durante a primeira guerra mundial

    Destroços após conflito entre Rússia e Ossétia

    Aspectos físicos da Rússia


    • A Rússia  possui um território de aproximadamente 17 milhões  de quilômetros quadrados, se estendendo pelo continente europeu e asiático. Para que  as regiões  se interliguem foram criadas rodovias de grande porte, como por exemplo a ferrovia transiberiana , a maior ferrovia do mundo, com cerca de 8000 quilômetros.
    • Devido a grande extensão do continente, a Rússia apresenta vários climas e vegetações. Os climas que se destacam são o frio e o polar, já que a Rússia se encontra no  circo polar ártico.Já  as vegetações a se destacarem são :
    • Tundra: vegetação localizada no extremo norte da Rússia, formada por musgos e liquens, permanece a maior parte do tempo congelada devido o inverno rigoroso e o clima de sua localização, não conseguindo se desenvolver em grande quantidade. Porém a tundra está ameaçada pelo grave aquecimento do planeta e pela liberação de gases nocivos liberados com o aquecimento.
    • Taiga:se trata de uma vegetação de grande porte, também conhecida como floresta de coníferas. Amadeira retirada desse tipo de vegetação é constantemente utilizada na fabricação de móveis e casas, utilizada também no aquecimento. A taiga também abriga animais de grande porte como ursos, lobos e alces.
    •  Estepe:  É uma vegetação formada por gramíneas  e é constantemente devastada para  dar lugar a plantações. Devido o grande material orgânico q se decompõe no inverno ,o solo negro também conhecido como tchernoziom  se torna fértil, o que facilita na agricultura.
    •  O continente também apresenta diversos fusos  horários, para ser mais específico, nove ao todo, devido sua grande distância leste oeste que é de aproximadamente 9 mil quilômetros.
    • A Rússia tem  uma população de cerca de 145 milhões de habitantes, desigualmente  distribuídos em seu território, onde a maior parte se concentra na parte européia e a menor na parte asiática. Porém nas últimas décadas houve uma grande diminuição do crescimento populacional,  devido a baixa taxa de natalidade e a grande quantidade de pessoas idosas, além disso grande parte das pessoas migram para outros países da Europa e para os estados unidos em busca de melhores  condições econômicas.

     

      Tundra

      Taiga

      Estepe


      Aspectos econômicos da Rússia


      • Hoje a Rússia domina  o bloco econômico da CEI por ser o país com melhores condições financeiras.  A Rússia  detém a maior parte dos recursos energéticos da região, portanto sua economia está localizada principalmente na venda do gás, extremamente necessário para as outras regiões devido o inverno rigoroso e a exportação de petróleo , já que as reservas são controladas pelo país.

        Gasoduto Russo

        Plataforma de petróleo na Rússia


        Aspectos políticos da Rússia


        • Durante o ano de 1917 foi  aplicado na Rússia o sistema socialista, onde o meio e modo de produção pertenciam ao estado, o que deu origem no ano de 1919 à URSS mais conhecida como união soviética, que se tratava de um bloco de países que adquiriram o sistema socialista, porém devido crises econômicas e sociais, a URSS chegou ao fim no ano de 1991.
        • Com o fim da união soviética, foi assinado o tratado de Minsk, que visava a criação de uma comunidade para substituir a URSS. Foi crianda então a CEI(comunidade dos estados independentes) que tem como membros a Rússia, Ucrânia, Belarus, Moldávia, Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Quirguistão, Turcomenistão, Tadjiquistão e Uzbequistão. A CEI , diferente da URSS, adota um sistema capitalista e seu bloco econômico e dominado pela Rússia, por ser o país mais rico da CEI.



          Campanha voltada ao socialismo

          Aumento do capitalismo na Rússia


          Importância da Rússia no contexto mundial



          • A Rússia possui relações  com países e organizações  mundiais  e é responsável pelo abastecimento de vários  países. Sua indústria, iniciada na época da URSS tem uma grande diversidade que varia de  campos de minérios, poços de petróleo a  equipamentos militares, de comunicação terrestre e bases marítimas. A exportação de gás , petróleo e madeira para outras regiões  é  de 80%, além disso  as forças armadas russas são uma das maiores do mundo tanto em  armamento quanto em recursos humanos. Atualmente a Rússia  vem passando por uma crise econômica, que no entanto não é capaz  de fazer com que o país entre em colapso.

            Base naval russa

            Forças armadas da Rússia


            quinta-feira, 1 de março de 2012

            Importância da China no contexto mundial atual

            A China é considerada uma grande potência, por ter a segunda maior economia do mundo e pelo país ser um membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, não só da ONU, mas também da OMC, APEC, G-20, BRIC  e da Organização da Cooperação de Xangai. A china ainda é considerada como um Estado com armas nucleares, além disso, contém o maior exército do mundo com relação ao seu numero de tropas e o segundo maior orçamento de defesa.